28/05/2024 – BRASÍLIA - O Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Conselheiro Renato Martins Costa, esteve em Brasília–DF, nesta segunda-feira, dia 27/5, participando de um dos painéis do Seminário “Oportunidades e Riscos do Modelo de Organizações Sociais de Saúde”, no Auditório Ministro Pereira Lira, na sede do Tribunal de Contas da União (TCU).

O evento é uma realização do Instituto Rui Barbosa (IRB), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross). O Conselheiro Renato Martins Costa integrou o painel "Riscos para as instituições ao contratarem pelo modelo de OSs". 

Para o Presidente, foi uma satisfação para o TCESP ter esta oportunidade e apresentar dados importantes. "Para se ter uma ideia, dentro do nosso âmbito da nossa jurisdição, entre 2019 e 2023, tivemos aumento de 62% de recursos para OSs como um todo".

E continuou: "Apenas as de saúde representaram, no final de 2023, 81% dos valores transferidos, o que dá mais de R$ 33 milhões empregados neste setor pelos nossos jurisdicionados. Assim, vejo os riscos em três aspectos: operacionais, financeiros e de governança e compliance. É isso que precisam estar atentos", explicou.

Além do Presidente do TCESP, participaram da mesa de debate Alline Jorgetto Cezarani, Superintendente da Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC); Sérgio Guilherme Santos Lopes, Assessor Corporativo da Associação Obras Sociais Irmã Dulce (OSID); e Renilson Rehem de Souza, Consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). A mediação ficou a cargo de Nacime Salomão Mansur, Superintendente da SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina.

A apresentação completa dos painéis com a participação do Conselheiro-Presidente Renato Martins Costa pode ser acompanhada neste link: https://go.tce.sp.gov.br/qwmayb.